VACINAS
A primeira vacina múltipla é aplicada entre 45 e 50 dias de vida, e com reforços a cada 21 dias, completando de 3 doses.
Juntamente com a segunda dose de vacina múltipla, devemos aplicar a primeira dose da vacina contra a Tosse dos Canis (ou Gripe Canina como também é conhecida), e dependendo do laboratório utilizado pelo Médico Veterinário poderá existir um reforço ou não.
Recomenda-se aplicar somente duas vacinas por vez no cão, para uma melhor resposta imunológica, e menor stress para o cão.
Por último (após o cão ter completado quatro meses no mÃnimo) realiza-se a vacina contra Raiva (anti-rábica)
Atualmente no Brasil, muitos estados já são endêmicos para os casos da Leishmaniose visceral e cutânea nos cães, então é indicado que após essas vacinas de praxe citadas acima, seja feita a coleta de sangue para certificar-se que o cão não possui a doença e sendo negativos para a doença o cão poderá ser vacinado para a Leishmaniose.
São 3 doses da vacina com intervalos exatos de 21 dias entre as dosesno primeiro ano.
Além desse protocolo para imunização para a Leishmaniose é de suma importância a utilização de produtos para repelir insetos juntamente com uso da coleira especifica (excalibur) ou produtos especifÃcos para passar no dorso do animal , veja com seu Médico Veterinário.
Completado este protocolo de vacinas, será necessário repetir todas as doses após um ano a contar da última dose aplicada e daà por diante, refazer as vacinas anualmente.
Lembrar que sempre antes de qualquer vacina, tratar para verminoses pelo menos 10 dias antes, para melhor eficiência das vacinas.
Sempre guardar a carteira de vacinas e vermÃfugos e levar sempre junto com seu cão quando forem ao seu Médico Veterinário e nunca se esqueça de anotar os tratamentos e vacinas aplicadas.
Springer Spaniel Inglês
Canil Perbor
As verminoses caninas são de grande importância na criação, visto que são enfermidades que prejudicam o desenvolvimento dos cães, pioram a qualidade da pelagem e se não tratadas adequadamente, podem levar a morte, principalmente de filhotes abaixo de 6 meses de idade.
Os filhotes saem do canil normalmente aos 60 dias. Eles recebem vermifugação aos 15, 30 e 45 dias de vida, juntamente com a cadela mãe da ninhada. É seguida a dosagem recomendada pelo fabricante e os vermÃfugos utilizados serão sempre os que tiverem maior espectro de ação, possuindo pelo menos 3 principios ativos (exemplo: praziquantel , pirantel e febantel )
Geralmente os vermÃfugos tem apresentação de comprimidos para cada 10 kg de peso vivo.
Portanto, antes de vermifugar seu cão é de suma importância que ele seja pesado antes de realizar qualquer medicação, para que não seja aplicado sub- dose nem over dose.
Até 12 meses de vida, recomenda-se o tratamento de verminoses a cada 2 meses. Sempre pesar o cão antes e utilizar vermÃfugos completos e de boa qualidade (laboratórios idôneos), repetindo sempre a dose após 15 dias depois do último tratamento. Este manejo faz com que o ciclo dos vermes sejam quebrados, garantindo uma eficaz eliminação de todos os vermes.
Após os 12 meses de vida, os tratamentos dependerão do estilo de vida que o cão leva, se ele costuma ficar mais dentro de casa e não freqüentar ambientes públicos, deverá ser tratado a cada 3 ou 4 meses, sempre com a dose reforço após 15 dias depois do primeiro tratamento,.
Porém para aqueles cães que tem uma vida ativa, passeiam todos os dias em ruas públicas, convivem com outros cães, freqüentam fazendas, sÃtios e sempre estão viajando deverão ser tratados com produtos que tem recomendação de aplicação mensal. Esses medicamentos são aplicados no dorso do animal, semelhante aos produtos para combater pulgas e carrapatos, e agem durante todo o mês, garantindo a everminação preventiva. O rodÃzio de medicamentos é recomendado em qualquer caso para evitar resistência dos vermes.
É importante que o proprietário sempre esteja atento aos hábitos, comportamento e fezes dos cães .
Se você tem mais de um cão, todos deverão ser tratados e medicados ao mesmo tempo.
Todo este protocolo, não significa que filhotes e cães adultos possuam tantos vermes, porém, é de suma importância para prevenção e saúde pública. Sabemos que os filhotes, assim como as crianças, possuem menor imunidade contra qualquer doença e deverão ser sempre tratados.
Cães que passeiam em praças públicas onde há movimentação de todo tipo de cães e que normalmente não são tratados podem por um minuto de descuido, consumir restos de comida, e até fezes de outros animais e por estas e outras razões recomendamos os tratamentos acima que devem ser realizados com critério.
Em caso de GiardÃase (infestação por Giárdia), utilizar vermÃfugos à base de febantel por 3 dias consecutivos a cada 24 horas e repetir após 15 dias por mais 3 dias consecutivos ou então realizar o antibiótico Metronidazol durante 5 dias a cada 12 horas na dose de 25 mg por kilo de peso vivo.
Para o combate à GiardÃase é de suma importãncia a desinfecção do ambiente com derivados de Amônio Quartenário.